Transtornos relacionados ao álcool geralmente causam prejuízos e complicações graves, ocasionando a deterioração da saúde geral do indivíduo. Além de causar efeitos negativos nas áreas pessoal, social e profissional, o consumo constante e repetido de doses de bebida afeta todo o organismo, principalmente o sistema gastrointestinal, cardiovascular e nervoso, trazendo danos cognitivos, de memória e até mesmo o câncer.
Percebe-se que o alcoolista inicia seu vício na adolescência e, à medida que o tempo passa, as doses começam a ser cada vez maiores para atingir o nível de prazer desejado. Esse processo é conhecido como “tolerância” ao álcool. Muitos indivíduos alcoolistas conseguem manter uma vida “normal”, ou seja, integrada na sociedade, pois conseguem estudar, trabalhar, constituir família e ter filhos, netos, aposentadoria, etc. Porém, mesmo aparentando uma vida normal, apresentam grandes danos ao organismo em geral, física e psicologicamente.
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental no Tratamento da Dependência do Álcool
Atualmente, tem-se verificado a efetividade da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental no tratamento da dependência do álcool, principalmente na modificação de comportamentos disfuncionais que ativam o desejo de beber. Esses comportamentos estão muito enraizados na personalidade do alcoólatra, pois foram repetidos por muitos anos e precisam ser ressignificados. A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental no tratamento trabalha com o desenvolvimento de novas habilidades para lidar com a dependência do álcool, como, por exemplo, habilidades sociais básicas, comportamentos assertivos e de confronto, que incluem a capacidade de identificar situações de risco, lidar com emoções e fazer mudanças cognitivas. Portanto, o tratamento do alcoolismo não acontece apenas com a abstinência do álcool, mas também, e principalmente, com a mudança de comportamentos e sentimentos que levam ao uso, como depressão, ansiedade, baixa autoestima e insegurança, entre outros.Objetivos Específicos
- Desenvolver aprendizagem e novos comportamentos que substituirão o comportamento de beber, através do treinamento de novas habilidades, ensino de formas de enfrentamento para lidar com situações críticas, e desenvolvimento da percepção para detectar possíveis momentos, circunstâncias e emoções que poderiam levar ao uso.
- Criar novas estratégias para provocar uma mudança no estilo de vida, buscando a elevação da autoestima e a valorização dos aspectos positivos do indivíduo.
- Promover técnicas que permitam a manutenção e o fortalecimento do processo de mudança nas novas ações criadas, facilitando o desenvolvimento da capacidade de se relacionar interpessoalmente.
Grupos de Alcoolistas
O desenvolvimento da capacidade para o enfrentamento do uso do álcool no processo de recuperação precisa envolver certas habilidades, como sociais, comportamentos assertivos e de confronto, que incluem a capacidade de identificar situações de risco, lidar com emoções e fazer reestruturações cognitivas. O tratamento em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental visa criar, recriar, modificar, ressignificar, fortalecer e manter comportamentos para o enfrentamento do vício do álcool e das drogas, através de uma profunda análise do próprio “eu”, bem como suas crenças, valores e insights. O trabalho em grupo de reabilitação com pacientes alcoolistas proporciona esse desenvolvimento, pois cria a possibilidade de compartilhar comportamentos, sentimentos, informações e experiências, num processo de identificação e encorajamento com os demais membros, onde novas estratégias de recuperação e habilidades são desenvolvidas.Funcionamento do Grupo
- Duração: 90 minutos, divididos em dois períodos de 45 minutos cada.
- Primeiro Período: Apresentação de textos, informações e vídeos informativos e reflexivos, que promovem sensibilização sobre o tema.
- Segundo Período: Troca de sentimentos e experiências que surgem e vão sendo desenhadas por todos os membros, de maneira a promover a identificação, análise, compreensão e ressignificação de posturas, comportamentos e pensamentos. A participação de todos os membros é fundamental para um bom resultado.